domingo, 23 de fevereiro de 2014

O layout dos aeródromos e sua influência sobre as incursões em pista



























Não se torne um PONTO VERMELHO!
Esses são o locais onde têm ocorrido incursões em pista em STL.
Preste atenção na sua autorização de táxi. 
Coteje TODAS as instruções relacionadas aos pontos de espera.
Mantenha a cabeça levantada, os olhos abertos e preste atenção!



O número de operações de solo aumentou significativamente nas últimas décadas. Para acomodar o crescimento do volume de tráfego aéreo, os aeroportos expandiram a infraestrutura existente, tornando o seu ambiente cada vez mais complexo.

O Lambert-Saint Louis International Airport (STL), aeroporto norte-americano com cinco pistas principais e dezenas de taxiways, é um dos maiores exemplos. Os profissionais que trabalham em sua torre de controle gerenciam a impressionante média de 900 cruzamentos de pista todos os dias.

Entre janeiro de 1997 e outubro de 2001, ocorreram nesse aeródromo nada menos que 38 runway incursions!!!

No que se refere à infraestrutura aeroportuária, o Final Report TP 13795E, emitido pelo Transport Canada, em 2000, verificou que o potencial para a ocorrência de incursões em pista varia em função da complexidade do aeródromo conforme a tabela abaixo:

 Número de aeronaves 
 Uma única pista 
 Duas pistas paralelas 
 Duas pistas convergentes 
1
0
0
0
2
1
2
3
3
4
8
12
4
10
20
30
5
24
48
72
Fonte: Final Report TP 13795E (Transport Canada, 2000).
http://www.tc.gc.ca/publications/en/tp13795/pdf/hr/tp13795e.pdf

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