sexta-feira, 7 de fevereiro de 2014

O que é incursão em pista?

Segue esta excelente contribuição enviada pelo Comandante Fred Mesquita: um vídeo confeccionado pelo FAA (Federal Aviation Administration), organização norte-americana congênere da nossa ANAC, com legendas em português de Lucas Martins Jorge.

Vídeo: O que é Incursão em Pista? (Parte I).

Vídeo: O que é Incursão em Pista? (Parte II).

É importante notar que o vídeo foi produzido antes de 2007 e faz uma diferenciação - que não existe mais - entre os conceitos FAA e ICAO (Parte I - 04min 20seg):

FAA:  "Qualquer ocorrência em um aeródromo envolvendo aeronave, veículo, pessoa ou objeto deixado no solo que possa causar perigo de colisão ou resulta em perda de separação com uma aeronave pousando ou decolando."

ICAO: "Qualquer ocorrência em um aeródromo envolvendo a presença incorreta de aeronave, veículo ou pessoa na zona protegida de uma superfície reservada aos pousos e decolagens de aeronaves."

O documento Notice JO 7050.1, emitido pelo FAA em 2007, harmonizou esses conceitos. Desse modo, atualmente todos os Estados-membros da ICAO, inclusive o Brasil, adotam a definição estabelecida por essa Organização em 2004.

Além de objetos, algumas definições antigas incluíam também animais. Por isso, é importante salientar que, nos dia de hoje, objetos deixados na pista (o famoso “FO”) e animais adentrando na pista não constituem incursões em pista.



Mas por que o conceito estabelecido pela ICAO em 2004 deixou de fora objetos e animais e contemplou apenas aeronaves, veículos e pessoas???

Porque os fatores que levam uma aeronave, um veículo ou uma pessoa a adentrar sem autorização na zona protegida de uma superfície reservada aos pousos e decolagens de aeronaves são diferentes dos motivos que levam um animal a entrar na pista ou um objeto a ser deixado na pista.

Animais entram na pista por problemas na cerca patrimonial que envolve o aeródromo ou devido à existência de algum foco atrativo na zona aeroportuária. Já uma aeronave/veículo/pessoa entra inadvertidamente na pista devido a problemas de comunicação, de sinalização, de esquecimento dos limites de uma autorização, de falta de familiarização com o aeródromo, entre outros.

Câmbio?

SAUDAÇÕES SIPAER!!!

Um comentário:

  1. Bom dia. Muito bom o conteúdo da página. Estes vídeos legendados teriam link no youtube?
    Grato

    Abiattar
    TWR-KP

    ResponderExcluir