terça-feira, 24 de dezembro de 2013

Acidentes e incidentes


A incursão em pista ocorrida em Tenerife, em 27 de março de 1977, permanece como o maior acidente aéreo da história da aviação. Os momentos finais desse desastre mostram que a compulsão do comandante do KLM em decolar o mais rápido possível, aliada a fatores meteorológicos, problemas de comunicação e falhas no gerenciamento de cabine, impediram que ele percebesse que não fora emitida a sua autorização para decolagem e que o Boeing da Pan Am ainda se encontrava taxiando pela pista.

Após o início da decolagem do KLM, os pilotos do Pan Am, ao notar as luzes da aeronave se aproximando em meio à neblina, aplicaram potência nos motores e efetuaram curva à esquerda para sair da pista. Todavia, a manobra não foi suficiente para evitar a colisão. O KLM, em atitude de rotação, atingiu o Pan Am logo atrás da cabine de comando, causando a morte de 583 pessoas.


Vídeo: Acidente de Tenerife.

No dia 11 de outubro de 1984, um Tupolev Tu-154 colidiu com veículos de manutenção na pista principal do aeroporto de Osmk, Rússia, tirando a vida de 174 pessoas que estavam a bordo da aeronave e de quatro trabalhadores que se encontravam em solo. Falhas no controle de tráfego revelaram-se como seus principais fatores contribuintes. O voo Aeroflot 3352 ainda é, nos dias atuais, o maior acidente aéreo ocorrido na Rússia.

Em 3 de dezembro de 1990, no aeroporto metropolitano de Detroit, EUA, a tripulação de um DC-9, ao taxiar para a cabeceira 03C, realizou curva errada em uma das interseções, ingressando na pista em uso. Após perceberem o erro, os pilotos prontamente contactaram a torre de controle, informando a entrada inadvertida na pista, entretanto, não houve tempo suficiente para que o Northwest 1482, um Boeing 727, abortasse sua decolagem. Cinco segundos após a transmissão do DC-9, as aeronaves colidiram, ocasionando oito mortes.

No dia 1 de fevereiro de 1991, no aeroporto de Los Angeles, EUA, um Boeing 737 da US Air colidiu durante o pouso com um Fairchild Metro III da SkyWest Airlines, levando a óbito 34 pessoas. O último erro da cadeia de eventos que conduziu ao acidente foi classificado como erro operacional, qual seja, a autorização, por parte do controlador de voo, para o SkyWest alinhar na pista 27L a partir de uma interseção concomitantemente com a liberação do US Air para pouso na mesma pista.


Vídeo: Acidente de Los Angeles.

Em 11 de novembro de 1996, no aeródromo não controlado de Quincy, em Illinois, EUA, após interpretação errônea quanto às intenções de um King Air que se preparava para decolar da pista 04, a tripulação de um Beech 900 prosseguiu para pouso na pista 13 (convergente à 04). As duas aeronaves, apesar de manobras evasivas, acabaram por colidir na interseção entre essas duas pistas, causando a morte de 14 pessoas. O NTSB concluiu que a falha dos pilotos do King Air em monitorar adequadamente a frequência de tráfego e a interferência nas comunicações por uma terceira aeronave contribuíram de forma determinante para o acidente.


Vídeo: Acidente de Quincy.

No dia 8 de outubro de 2001, no aeroporto de Linate, Milão, um MD-87 da Scandinavian Airlines colidiu com um Citation II durante a decolagem. Todas as 114 pessoas que estavam a bordo das aeronaves e quatro pessoas que se encontravam em um hangar próximo à pista morreram em decorrência desse acidente. A autoridade investigadora italiana conclui que, além dos erros ativos c41ometidos pelos pilotos do Citation, falhas latentes no layout do aeroporto e nos procedimentos do controle de tráfego contribuíram para aquela tragédia. É, até hoje, o acidente aéreo com maior número de vítimas fatais já acontecido na Itália.


Vídeo: Acidente de Linate.

Em 25 de julho de 2005, após o pouso na pista 09R do aeroporto de Guarulhos-SP, o Pantanal 4753 foi autorizado pela torre de controle a cruzar a pista 09L pela interseção BB. Ato contínuo, o American Airlines 982, que realizava ponto de espera na pista 09L, foi autorizado a alinhar e decolar. Com o American já iniciando sua corrida de decolagem e o Pantanal na iminência de cruzar a pista, o controlador interveio na fonia para que ambas as aeronaves mantivessem suas posições. O American Airlines abortou sua decolagem, tendo conseguido parar somente após o cruzamento da interseção BB.

No dia 23 de julho de 2006, um Boeing 737-300 da United Airlines foi autorizado a decolar da pista 27L do aeroporto Chicago O'hare, no mesmo instante em que um Boeing 747 da Atlas Air pousava na 14L. As duas aeronaves se cruzaram na interseção entre as duas pistas. O 737-300 foi obrigado a decolar com velocidade 10 nós abaixo da prevista para evitar a colisão, passando com sua fuselagem a 12 metros do 747.


Vídeo: Incidente de Chicago.

Em 13 de agosto de 2008, o ATR-42 PT-MFJ da Pantanal Linhas Aéreas, com 34 pessoas a bordo, estava alinhado para decolagem na cabeceira 17R do aeroporto de Congonhas-SP, quando o Learjet PT-LJK da Líder Táxi Aéreo, com dois tripulantes e sete passageiros, pousou na mesma pista, alguns poucos metros à frente.

2 comentários:

  1. Muito bom este Blog e desde já estou divulgando a meus amigos da aviação.
    Tenho dois vídeos que podem ser usados, com áudio em inglês mas com tradução por legendas, são eles:
    - COMO EVITAR O CFIT - http://www.youtube.com/watch?v=Sq2MdZL_lqM
    - O QUE É INCURSÃO DE PISTA - http://www.youtube.com/watch?v=EZut1etoI38

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  2. Valeu, Comandante!
    A ideia é esta: compartilhar conhecimentos!
    Vou utilizar os vídeos sim.
    Obrigado!!!!

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