segunda-feira, 25 de novembro de 2013

Classificação






















No cenário internacional, os casos de incursão em pista têm sido classificados, de forma geral, com base em dois parâmetros principais: GRAVIDADE e TIPO DE ERRO. Tais classificações podem ser descritas resumidamente conforme se segue:
 
QUANTO À GRAVIDADE

Quanto à gravidade das ocorrências, as incursões em pista são classificadas em quatro categorias de acordo com o potencial do risco oferecido, quais sejam:

A – Incidente grave no qual é necessária ação extrema para evitar a colisão;


 
B – Incidente em que a separação está abaixo dos mínimos e há risco potencial de colisão, sendo requerida resposta corretiva ou evasiva em condições críticas;



C – Incidente no qual o intervalo de tempo ou a distância são suficientes para que a colisão seja evitada;

D – Incidente que se encaixa no conceito de incursão em pista, mas que não apresenta consequências imediatas à segurança de voo.

 
 
Vídeo: Ilustração animada da classificação das incursões em pista quanto à gravidade (A, B, C e D).

QUANTO AO TIPO DE ERRO

As incursões em pista podem ser divididas em três tipos de erros. Essa classificação refere-se basicamente ao último elemento da cadeia de eventos que levou à incursão e inclui pilotos, controladores, pedestres e condutores de veículos.

O erro do piloto acontece quando há o descumprimento por esse operador de alguma regra de tráfego aéreo que venha a causar uma incursão em pista. Ocorre quando, por exemplo, no táxi para a decolagem, a aeronave cruza a pista em uso sem autorização da torre de controle.

Erro operacional é a ação de um controlador de tráfego aéreo que resulta em separação menor que a requerida entre duas ou mais aeronaves, ou entre aeronaves e veículos ou pessoas nas pistas de pouso e decolagem.

Erros de pedestres ou veículos são os relacionados a interferências desses elementos nas operações aéreas pela entrada, sem autorização, nas áreas de pouso ou decolagem. Nesse grupo encontram-se as incursões resultantes do taxiamento e tratoramento de aeronaves para serviços de manutenção ou reposicionamento no pátio de manobras.

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